Regulamento Geral

REGULAMENTO GERAL DA RACE ONLINE

Este regulamento visa padronizar os procedimentos e condutas de todos antes de entrar no servidor e durante todas as sessões das corridas.
Com ele, você saberá antecipadamente qual a conduta correta que você deverá adotar em cada situação de uma corrida. Além disso, também entenderá as regras básicas e padrões para todas as competições realizadas.
Estas regras visam impor limites aos participante, pois está em jogo o divertimento de todos.
A RACE ONLINE se vê na obrigação de coibir possíveis abusos que venham a ser cometidos nas competições.
De forma alguma serão toleradas atitudes de qualquer espécie de agressividade para com os demais participantes e nestes casos a RACE ONLINE tem total autonomia para a qualquer momento expulsar, se necessário for, qualquer participante das corridas por nós organizadas.
O respeito entre os participantes é a regra básica e se todos a seguirem, tiraremos proveito, garantindo assim o divertimento de todos.

Todo piloto, ao confirmar a sua participação, estará de acordo com as regras a seguir, ficando obrigado a cumpri-las.
Caso seja necessário, avaliaremos as possíveis penalizações com critérios e levando-se em consideração diversos fatores.

Leia e siga corretamente este regulamento. Desta forma, você estará colaborando para o divertimento de todos e principalmente o seu.
Todo piloto deve ter em mente que ele é o único responsável pelos seus atos praticados nos servidores, estando em corridas ou apenas em treinos.


FUNÇÕES DA RACE ONLINE:


A RACE ONLINE visa trazer diversão e entretenimento a todos os participantes. Todos os competidores concordam com os termos da RACE ONLINE quanto a seus conceitos de organização. Todos os participantes, devem sempre manter a esportividade e educação durante o transcorrer das atividades.
Qualquer indivíduo poderá participar das atividades da RACE ONLINE mediante registro no site para validar a inscrição na respectiva corrida ou campeonato.
A organização da RACE ONLINE reserva-se ao direito de, a qualquer momento, modificar qualquer ponto deste regulamento de forma a assegurar a diversão dos participantes.

DO PARTICIPANTE:

Ao cadastrar-se para os eventos da RACE ONLINE, o participante é obrigado a respeitar todas as pessoas envolvidas nos eventos. Não poderá insultar alguém com algum tipo de ofensa nem discriminação. É obrigado a atuar como uma pessoa responsável e adulta tendo atitudes de jogo limpo em todas as sessões, oficiais ou não.
Não poderá dar erros de Desacordos de Arquivos (Mismatchs), nem ter Altas Latências na Transferência de Dados (Lags acima de 300 ms).
É de inteira responsabilidade do participante, assegurar que todas as instalações estejam corretas.

Os pilotos se identificarão no Servidor apenas pelo; Nome ou Nome e Sobrenome ou Sobrenome não sendo permitido usar nickname ou nome em " CAIXA ALTA", podendo este ser expulso do servidor .
A primeira curva é onde há o maior volume de carros próximos, disputando freiadas para ganhar posições. Aqui,é importantíssimo que os pilotos respeitem a freada do adversário. Somente tente uma ultrapassagem caso tenha certeza que sua tentativa não irá resultar em um acidente, causando o fim da prova para você e outros pilotos. Você terá mais voltas para tentar a ultrapassagem, lembre-se que na primeira volta os pneus e os freios ainda não estarão aquecidos, o que diminui a eficácia da frenagem e a aderência dos pneus.
Toda corrida realizada tem sua duração longa e qualquer tentativa precipitada no inicio da prova pode comprometer seu resultado, portanto procure sempre ter paciência, pois terá muitas voltas pela frente. Alem disso, é um momento tenso onde os erros e os toques podem acontecer e você precisa estar preparado para se livrar deles.
Ser ultrapassado gera uma forte adrenalina nos pilotos envolvidos, pois você não pretende vender a sua posição facilmente. Mas defender a sua posição impõe alguns limites.
A cada vez que um piloto tenta ultrapassá-lo, você somente poderá mudar a sua linha de direção (traçado) uma vez, somente após contornar a curva você poderá voltarà linha normal. Esta conduta viabiliza que o piloto possa defender a sua posição sem, entretanto, causar perigo ao piloto que está para ultrapassá-lo e para si próprio.
Se você e outro piloto contornarem uma curva lado a lado, é proibido, sob qualquer hipótese, deixar seu carro espalhar, para que o piloto que está do lado externo da curva fique sem pista, esta conduta é inaceitável. Saiba perder a posição caso não consiga conservá-la no momento e mantenha a concentração para retomá-la mais à frente.
Sendo ultrapassado em uma curva, jamais mude sua trajetória, para dificultar a manobra do adversário, pois será considerada infração e sujeita as penalidades. Aconselhamos a utilização do espelho virtual para uma melhor visualização do que ocorre atrás de você na pista.
Antes de fazer uma ultrapassagem, estude os pontos seguros para tal. Faça uma análise e descubra em quais curvas você tem um desempenho melhor que o seu adversário, para somente então iniciar o procedimento de ultrapassagem. Sabemos que uma das técnicas de ultrapassagem é colocar o adversário sob pressão, mas essa pressão não pode ser exercida de forma que se tire o direito de disputa do mesmo, não se pode dar toques seguidos ou mesmo ao longo das voltas.
Não se pode meter o bico do carro para tentar empurrar o adversário, usando a parte interna da pista alem da zebra. Todas essas ações não são uma forma de pressão, portanto respeite sempre os espaços, evite pequenos toques, ande perto mas não toque, antecipe as freiadas, espere o erro do seu adversário, mas se este não comete-lo, aceite pois o mérito é dele.
Não mude sua trajetória na intenção de garantir sua ultrapassagem ou após obter êxito chegar à próxima curva freiando antecipadamente, para segurar seu adversário. Essas condutas caracterizam infração de direção perigosa.
Da mesma forma que seu adversário defendeu sua posição, você terá que faze-lo na próxima curva. Em momentos de ultrapassagem tome cuidado, pois caso venha a dar um leve toque que desequilibre seu adversário e com isso ganhe sua posição você estará sujeito a penalidade. Todos os pilotos deverão praticar o jogo limpo (Fairplay) e respeitar os demais que estão participando da corrida.
Todos os arquivos necessários e de distribuição gratuita utilizados nas corridas estão disponíveis para download no nosso site.


JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DOS PILOTOS:

Os participantes terão até 48 horas apos o evento para justificar a organização,O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo."> via e-mail, a sua ausência, caso contrário, estará automaticamente sedendo seu lugar nas próximas etapas aos interessados da lista de espera.
Na justificativa, o piloto deve deixar claro o motivo de sua ausência, informando também se pretende continuar participando do campeonato.
Visando destacar a habilidade do participante sem diminuir a diversão e a competitividade, a RACE ONLINE delibera que:
Operações básicas, como frear, retornar à pista após uma rodada e entrar e sair do pit-stop deverá ser feita obrigatoriamente de forma manual.

PONTUAÇÃO:

A pontuação será definida por categorias e a cada campeonato.

Regra de Auto Punição.

O piloto que infringir alguma das regras acima pode se autopunir, evitando análises e punições posteriores. (Exceto nas infrações Gravíssimas)
Caso o piloto infrinja as infrações Levíssimas, ele pode se autopunir na reta seguinte, reduzindo a velocidade (reduzindo uma marcha) em um ponto que deveria estar em aceleração total.
Para se autopunir das infrações Leves, Moderadas e Graves, o piloto deve fazer um Drive-Through (passar por dentro do pit) na volta do acidente ou na volta seguinte.
O piloto deve fazer um Drive-Through para cada acidente causado, mesmo que tenham ocorrido mais de um na mesma volta.
O Drive-Through deve ser exclusivo para o pagamento da punição, sendo assim, o piloto não pode parar na sua vaga para fazer reparos, abastecimento ou troca de pneus.
O piloto que não pagar a punição em pista (Drive-Through) e vier a ser punido após a corrida por uma infração Moderada ou Grave, receberá pontos em sua carteira de pontuação, que vale para a temporada toda.
Cada punição acrescentará 5 pontos em sua carteira, que fará com que o piloto perca posições de largada na próxima etapa, de acordo com a quantidade de pontos que tiver na carteira.
Se por exemplo na etapa 1 o piloto é punido após a corrida por bater em outro piloto, além de tomar a punição por "pontos no campeonato"/"tempo de corrida" na etapa 1, ele receberá 5 pontos na carteira e perderá 5 posições na largada da etapa 2.
Etapa 2 ele passa ileso, sem ser punido após a corrida. Na etapa 3 ele larga na posição normal do qualy.
Se na etapa 3 ele for punido novamente após a corrida por bater em outro piloto, além de tomar a punição por "pontos no campeonato"/"tempo de corrida" na etapa 3, ele receberá mais 5 pontos na carteira, totalizando 10 pontos e perdendo 10 posições na largada da etapa 4.
E assim sucessivamente.
As vantagens de se autopunir são:
1 – Você assume o erro, serve como um pedido de desculpas e Fair Play ao outro piloto; e não continua a corrida com a consciência pesada.
2 – Caso você abandone a prova, sua punição está paga e você não perderá pontos no campeonato (caso fosse punido após a corrida).
3 – No Drive-Through normalmente se perde menos tempo do que você perderá pela punição após a corrida. Além disso, você pode refazer sua estratégia de corrida.
4 – Você não tomará pontos na carteira e consequentemente não perderá posições de largada nas próximas etapas.

Protestos:

Os protestos serão feitos em fórum aberto, pelo piloto que se achar prejudicado, sempre utilizando o replay oficial do servidor.
A cada etapa será criado um tópico especifico para os protestos. O tópico será aberto as 18:00 hrs do dia posterior à corrida, e os pilotos terão 28 horas para postar seus protestos (até às 22:00hrs do dia seguinte à abertura do fórum).
Os protestos deverão seguir o padrão exigido pela liga. Protestos fora do padrão ou postados após o limite de horário estabelecido, serão desconsiderados.

Penalizações.

As regras de penalizações da liga foram divididas em 3 grupos, ou seja, níveis de gravidade como chamamos e estas incidirão na punição de acordo com a grávidade. Estas regras não foram feitas para prejudicar ninguém e sim para serem cumpridas e todo o piloto ao aceitar a sua participação no campeonato, estará de acordo ficando obrigado a cumpri-las. Em nenhuma hipótese a Diretoria pode ser responsabilizada por uma penalização a um participante, pois quem não quer ser punido não deve descumprir as regras. As avaliações destas possíveis penalizações são feitas com critérios e levando-se em consideração diversos fatores e jamais serão feitas de cunho pessoal.

Toques e batidas leves, onde o carro do oponente não é avariado e o mesmo não perde posições, são considerados toques de corrida.
Ou seja, não é qualquer toque que será punido.

1 - INFRAÇÕES DE NÍVEL 1

Gera Perda de 5 posições no próximo grid e acrécimo de 25 segundos ao tempo final de corrida.

1.1 - Após erro, retornar à pista atrapalhando oponente;

Descrição: Se um piloto cometer algum erro e sair da pista e ao retornar dificultar a ultrapassagem do seu oponente ou ainda cruzar a pista na frente do seu oponente o atrapalhando.
Também serão considerados os casos de retorno a pista involuntário que se caracteriza no momento em que um piloto sai da pista perdendo o controle do veículo e este volta a pista sem controle atrapalhando um oponente.
É terminantemente proibido ao retornar a pista da forma correta, forçar para cima de outro participante de maneira a garantir a sua posição a frente do mesmo. Pode ser fechando, espremendo, etc.
Você tem obrigação de dar espaço aos demais participantes. Este comportamento será considerado como conduta anti-esportiva.

1.2 - Atrapalhar disputa de posição de retardatários;

Descrição: Quando um Piloto estando sozinho e não disputando posição atrapalhar qualquer disputa de posição entre outros pilotos.

1.3 - Atrapalhar ultrapassagem sendo retardatário;

Descrição: Quando um piloto é retardatário e não esta em disputa de posição dificultar a ultrapassagem do outro participante.

1.4 - Usar o Chat durante Classificação e Corrida.

Descrição: Proibido o uso do Chat durante a corrida oficial nos treinos classificatórios e corrida. Somente os Diretores de Prova podem utilizar o Chat nestes momentos.

1.5 - Fazer pré-aquecimento de Pneus e Freios;

Descrição: Não é permitido o pré-aquecimento de pneus e freios em volta de apresentação caso exista. Não serão mais permitidas freadas, zig-zag, arrancadas ou qualquer outro tipo de pilotagem que possa colocar em risco a segurança dos demais participantes da corrida.

1.6 - Forçar ultrapassagem em retardatário;

Descrição: Quando um Piloto força a ultrapassagem em um retardatário sem esperar o momento ideal, seja em curvas ou retas.

1.7 - Não respeitar a faixa de saída do Box;

Descrição: Ao sair do Box e entrar na linha de corrida antes do término da linha branca de saída.

1.8 - Ocasionar acidente na primeira volta.

Descrição: Durante toda a primeira volta o piloto que provocar algum acidente será enquadrado nesta regra.

1.9 - Nome do Piloto fora do padrão;

Descrição: Nome do piloto deve seguir a regra de nomes verdadeiros Exemplos: Fulano de Tal deve ficar = Fulano Tal, jamais abrevie o Fulano (F. Tal), não junte os nomes nem coloque hífen entre eles enão use "CAIXA ALTA". O uso de dois nomes é recomendado, e obrigatório caso exista outro piloto com o mesmo nome.

2 - INFRAÇÕES DE NÍVEL 2

Gera acrécimo de 30 segundos ao tempo final de corrida e laraga dos box na próxima etapa não podendo participar da classificação.

2.1 - Bater em outro piloto estando ou não em disputa de posição;

Descrição: Bater no carro de outro participante prejudicando ou não sua colocação, estando ou não em disputa de posição.

2.2 - Levar Vantagem cortando a pista;

Descrição: Toda e qualquer tentativa de reduzir o percurso da pista para levar vantagem sobre seus oponentes. Existem pistas que proporcionam passagem por fora do traçado reduzindo-se assim o tempo de volta, nesses casos poderá ser aplicada uma penalização ao piloto que usar deste artifício para levar vantagem sobre os demais. Como se caracteriza: Passando-se sistematicamente no mesmo ponto volta a volta ou por apenas algumas voltas seguidas. É do conhecimento de todos que erros de pilotagem acontecem e passagens feitas por este motivo não serão consideradas. As duas rodas de dentro devem estar na pista(asfalto) a todo o momento e não mais que meio carro fora da pista.

2.3 - Errar na volta de apresentação;

Descrição: O piloto que sofrer acidente na volta de apresentação, deve teclar "ESC" recolhendo o carro para os box, de onde deverá largar após o sinal do box ficar verde. É proibido largar com o carro danificado.

2.4 - Trocar de faixa de direção mais de uma vez;

Descrição: Só será permitida uma única trocar de faixa em disputas de posição, se um piloto der o lado de fora (ou vice-versa) não mais poderá retornar a faixa de dentro (ou vice-versa) até que ambos contornem a próxima curva. Este procedimento se reinicia a cada reta.

2.5 - Direção perigosa ou precipitada;

Descrição: Quando um piloto andar de forma agressiva demais, forçando ultrapassagens, espremendo seus adversários, fazendo manobras arriscadas, tocar varias vezes nos adversários, se atirar em entradas de curvas de forma a assustar o adversário e todo e qualquer comportamento que tire o direito dos demais participantes.

2.6 - Comunicação imprópria com oponente;

Descrição: Envio de mensagem ofensiva de forma escrita ou verbal para com outro piloto em qualquer momento da corrida.

2.7 - Ganhar posição ilegalmente;

Descrição: Usar do artifício de dar um "TÓTÓ" ou leve toque para ganhar posição. Esta infração só ficará caracterizada caso o Piloto infrator ganhe a posição e não a devolva, mesmo no caso de toque involuntário. Esta devolução de posição não necessariamente precisa ser feita no mesmo instante, o piloto terá 2 voltas para faze-lo.

2.8 - Não praticar "Fairplay";

Descrição: O Piloto que bater em outro e não aguardar até que o Piloto prejudicado volte a pista na sua frente. Se o Piloto prejudicado não conseguir voltar a corrida, obviamente não precisa esperar, mas ao Piloto que causou o acidente será acrecida a punição de não participar da prova seguinte.

3 - INFRAÇÕES DE NÍVEL 3

Gera perda de 15 pontos na classificação, acrécimo de um minuto ao tempo final de corrida e laraga dos box na próxima etapa não podendo participar da classificação.

3.1 - Conduta antiesportiva;

Descrição: Conduta antiesportiva para com outro participante, por meio de agressões verbais, seja por meio de chat ou voz, bem como, qualquer incidente que caracterize uma conduta de má-fé do piloto. Quaisquer atos cometidos propositalmente sejam eles batidas, fechadas, etc. contra outros participantes também serão considerados agressões.

3.2 – Permanecer na pista com o carro danificado;

Descrição: Se está com o seu carro danificado (ex.: uma asa perdida), volte para os boxes fora da linha normal de corrida. Você tem 2(duas) voltas para entrar no box para efetuar o reparo. Se alguém se aproximar desacelere e facilite a ultrapassagem. Não lute por posições com o carro desequilibrado. Se o piloto completar a 3 volta como carro danificado ou for notificado via chat privado pelo diretor de prova, o mesmo poderá ser ejetado do servidor caso não cumpra esta regra. Se tiver perdido alguma parte do carro por algum acidente, deve ir imediatamente para Box.

3.3 – Ficar parado na pista provocando bandeira amarela;

Descrição: Caso não tenha condições de levar o carro até o final da prova e em alguns casos de acidente, não deve ficar parado na pista em nenhum ponto provocando bandeira amarela. Se o piloto for notificado via chat privado pelo diretor de prova, e o mesmo não responda ou leve o carro até o Box, poderá ser ejetado do servidor.

4 - INFRAÇÕES GRAVISSIMAS

Gera Perda de 25 pontos na classificação do campeonato e passível de exclusão.

4.1 - Usar ajudas não permitidas;

Descrição: Em categorias que as ajudas não são permitidas, se o piloto habilitar alguma tanto em treinoclassificatório ou em race.

4.2 - Cortar / Atalhar no Treino Classificatório.

Descrição: Toda e qualquer tentativa de reduzir o percurso da pista para levar vantagem sobre seus oponentes. Existem pistas que proporcionam passagem por fora do traçado reduzindo-se assim o tempo de volta. Se for constatado que o piloto usou este artifício para ganhar tempo no treino classificatório será penalizado. As duas rodas de dentro devem estar na pista(asfalto) a todo o momento e não mais que meio carro fora da pista.

5 - INFRAÇÕES GRAVISSIMAS

Uso de asa móvel em situações não permitidas.

5.1 - Usar uma vez a asa móvel. Penalidade: Perda de 5 posições no próximo grid

5.2 - Usar duas vezes a asa móvel. Penalidade: laraga dos box na próxima etapa não podendo participar da classificação.

5.3 - Usar tres vezes a asa móvel. Penalidade: Gera acrécimo de 30 segundos ao tempo final de corrida e laraga dos box na próxima etapa não podendo participar da classificação.

5.4 - Usar a asa móvel por quatro vezes ou mais. Penalidade: Desclassificação da corrrida e laraga dos box na próxima etapa não podendo participar da classificação.

Esclarecimento - O Piloto que está sendo ultrapassado, não pode abrir a asa na reta para defender a posição, o uso do Kers é permitido.

TREINOS LIVRES

Este momento é destinado ao acerto mais fino do setup, já que para uma corrida oficial serão necessárias diversas voltas de treino. É proibido parar o carro na pista, cruzar a pista, fazer zig-zag para aquecimento de pneus e qualquer outro comportamento que possa prejudicar os demais participantes, lembre-se você esta em um servidor de multiplayer onde existem outros participantes.

TREINOS CLASSIFICATÓRIOS

O respeito entre os pilotos tem seu teste mais firme neste momento. Inúmeras vezes poderão acontecer situações onde um carro saindo dos boxes para a volta de aquecimento, poderá ser alcançado por outro que venha em volta rápida. Durante a volta de aquecimento, o piloto deve ficar constantemente olhando para os espelhos retrovisores e verificar se há carros rápidos se aproximando. Caso isso aconteça, ache o local mais apropriado para que o piloto ultrapasse você sem que ele perca tempo. Ao terminar sua volta rápida de classificação, é proibido que você volte para os boxes simplesmente teclando ESC sem estacionar o seu carro. Após completar a volta, você deve estacionar o seu carro na grama ou em qualquer local que não atrapalhe os demais pilotos. Somente a seguir é permitido dar ESC. Esta conduta evita com que o carro do piloto que sai da pista sem estacionar o carro, fique congelado no meio da mesma por alguns segundos enquanto outros carros estão passando, podendo ocasionar algum acidente. É proibido, cruzar a pista, fazer zig-zag para aquecimento de pneus e qualquer outro comportamento que possa prejudicar os demais participantes, lembre-se você esta em um servidor de multiplayer onde existem outros participantes.

TREINOS DE AQUECIMENTO (WARM UP)

Esta sessão tem como finalidades carregar o setup que irá usar na corrida, definindo a sua estratégia de paradas de boxes. É proibido parar o carro na pista, cruzar a pista, fazer zig-zag para aquecimento de pneus e qualquer outro comportamento que possa prejudicar os demais participantes, lembre-se você esta em um servidor de multiplayer onde existem outros participantes.

PROCEDIMENTOS DE LARGADA

Aquecimento de Pneus e Freios em Voltas de Apresentação: Os movimentos de zig-zag e de frenagens bruscas são terminantemente proibidos durante a volta de apresentação. Os benefícios obtidos com estes movimentos são muito irrelevantes. Tais movimentos proporcionam muitos incidentes durante a volta de apresentação, sendo facilmente evitados ao não se adotar este procedimento.

OBSERVAÇÕES GERAIS

O acumulo de penalizações será tratado da seguinte forma: Punição nivel 1: Após tres penalizações de um mesmo piloto, será acrecida a punição de perda de 20 pontos na classificação do campeonato. Punição nivel 2: Após duas penalizações de um mesmo piloto, será acrecida a punição de perda de 30 pontos na classificação do campeonato. Punição nivel 3: Após duas penalizações de um mesmo piloto, este será expulso do campeonato. Os casos omissos deste regulamento serão avaliados pela diretoria. Novas penalizações poderão ser implementadas a qualquer momento pela Diretoria quando necessário.

OUTRAS INFRAÇÕES

Carro "bugado": (dependendo do simulador, mas serve para casos onde o veiculo utilizado leve vantagem sobre os demais) O Diretor de Prova solicitará ao piloto que se reconecte ao servidor. Se ao retornar, o problema persistir, o Diretor de Prova solicitará que o piloto saia do evento. Caso o piloto insista em permanecer com o problema citado, o Diretor de Prova desconectará o piloto do servidor. Neste caso, este piloto será punido ainda com a suspensão da próxima corrida. - Problemas de conexão: O Diretor de Prova solicitará que o piloto saia do servidor e tente reajustar a sua conexão, este procedimento poderá ser feito no máximo por 3 vezes. Após as 3 vezes será solicitado que o mesmo se retire do servidor. Quaisquer problemas de conexão que venha a surgir no decorrer da prova o Diretor de Prova não poderá intervir.

OUTRAS SITUAÇÕES

Nunca jamais em qualquer hipótese mesmo que você se sinta prejudicado tente revidar a qualquer situação, pois se o fizer será considerada uma conduta anti-esportiva, sujeita a penalização. Existem diversas situações em corridas on-line que podem parecer propositais por parte de outros pilotos e na verdade podem não ser, pois existem os conhecidos warps, lags ou problemas de conexão que podem acarretar em acidentes, as vezes alguma dificuldade que um piloto possa estar tendo em sua computador ou controles,ou seja, diversas situação que no calor da corrida você piloto não tem condições de avaliar naquele exata instante. Nestes casos o piloto após a prova deve rever e analisar o replay oficial disponibilizado no site da liga e caso ache necessário o procedimento correto é o envio de um protesto de acordo com o regulamento.

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